Publicação do MIT diz que jogo da Rockstar pode ser maneira eficiente de ensinar algoritmos de inteligência artificial
A tecnologia para ensinar máquinas a dirigir carros têm sido amplamente pesquisada por empresas do setor nos Estados Unidos (como o Google), e Grand Theft Auto V pode ensiná-las a guiar melhor os automóveis.
Uma reportagem publicda pelo Technology Review, o portal de notícias do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o título da Rockstar está sendo usado por grupos de pesquisa para treinar algoritmos de inteligência artificial a reconhecer objetos e, assim, evitar possíveis acidentes.
De acordo com o site, um dos maiores desafios para ensinar estas máquinas a evitar tais acidentes está em ensiná-las a reconhecer objetos do mundo real, pois isso requer o processamento de quantidades colossais de dados. E aí que entram jogos realistas como GTA V, que podem ser usados justamente para gerar estes dados.
Pesquisadores da Intel Labs e da Universidade Darmstadt, na Alemanha, criaram um software que funciona entre o hardware de um computador e o jogo, e classifica os objetos mostrados em seu ambiente. Isso faz com que a inteligência artificial destas máquinas possa ser ensinada a reconhecer pedestres e outros objetos da cidade.
A reportagem chega inclusive a comentar a má reputação dos títulos da Rockstar. "A chance de um computador aprender comportamentos ruins ao jogar games violentos é pequena", diz o texto.
A tecnologia para ensinar máquinas a dirigir carros têm sido amplamente pesquisada por empresas do setor nos Estados Unidos (como o Google), e Grand Theft Auto V pode ensiná-las a guiar melhor os automóveis.
Uma reportagem publicda pelo Technology Review, o portal de notícias do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o título da Rockstar está sendo usado por grupos de pesquisa para treinar algoritmos de inteligência artificial a reconhecer objetos e, assim, evitar possíveis acidentes.
De acordo com o site, um dos maiores desafios para ensinar estas máquinas a evitar tais acidentes está em ensiná-las a reconhecer objetos do mundo real, pois isso requer o processamento de quantidades colossais de dados. E aí que entram jogos realistas como GTA V, que podem ser usados justamente para gerar estes dados.
Pesquisadores da Intel Labs e da Universidade Darmstadt, na Alemanha, criaram um software que funciona entre o hardware de um computador e o jogo, e classifica os objetos mostrados em seu ambiente. Isso faz com que a inteligência artificial destas máquinas possa ser ensinada a reconhecer pedestres e outros objetos da cidade.
A reportagem chega inclusive a comentar a má reputação dos títulos da Rockstar. "A chance de um computador aprender comportamentos ruins ao jogar games violentos é pequena", diz o texto.
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