Pular para o conteúdo principal

GTA completa 15 anos, relembre o polêmico clássico

A famosa série GTA (Grand Theft Auto) completa 15 anos nas Américas em fevereiro. O controverso game da produtora Rockstar foi lançado em 1998 nos Estados Unidos e pegou muita gente de surpresa. Afinal, jogos que permitiam praticar roubos de carros, agressões a pedestres e ser um legítimo fora da lei não eram comuns na época.
Primeiro GTA completa 15 anos (Foto: Reprodução)Primeiro GTA completa 15 anos (Foto: Reprodução)
A verdade é que GTA quebrou barreiras desde seu primeiro título. A série estreou um gênero próprio e mostrou que sabe se reinventar a cada novo capítulo. Enquanto o primeiro título inaugurou, de certa forma, o “gênero sandbox”, como o conhecemos hoje, os capítulos seguintes expandiram este conceito.
Liberdade em todos os momentos
O conceito de liberdade, marca registrada da franquia, já era uma das bases primordiais desde o primeiro GTA. O jogador tinha a possibilidade de fazer o que bem desejasse – seguindo a história do jogo ou apenas explorando a grande cidade que lhe servia de cenário. A ampla noção de causa e consequência trazia uma experiência bastante viciante, incitando a curiosidade dos jogadores.
"O que vai acontecer se eu fizer isso?". Esse tipo de dúvida mantinha o jogo interessante por horas e horas, despertando a necessidade de testar as regras e forçar os limites do game. Se roubar carros e atirar em pedestres acionava a polícia, que tal confrontá-la ao invés de simplesmente fugir? Se existe um mapa explorável, por que não atravessá-lo de um lado ao outro de carro? Desta forma, GTA ajudou a modificar a maneira com que os jogadores interagiam com os games, inspirando mudanças em diversos outros gêneros a partir de então.
GTA e sua perseguição policial (Foto: Reprodução)GTA e sua perseguição policial (Foto: Reprodução)
Um histórico polêmico
Prova da força que a liberdade tinha era que problemas na jogabilidade, história ou gráficos pouco importavam para o público. O conceito de poder ser um ladrão de carros, um fugitivo da polícia e viver perigosamente era o que interessava de verdade. Afinal, fazer isso na vida real é proibido, mas quem vai te impedir em um mundo virtual e sem limites?
Como não poderia ser diferente, o jogo gerou uma série de polêmicas ao longo dos anos e algumas se estendem até hoje. O ex-advogado norte-americano Jack Thompson, por exemplo, é uma figura bem conhecida pelos fãs da série por causa de sua interminável cruzada contra GTA, sempre alegando o quão prejudicial é o game.
GTA tinha gráficos simples, mas agradava (Foto: Reprodução/MobyGames)GTA tinha gráficos simples, mas agradava (Foto: Reprodução/MobyGames)
Desenvolvimento demorado
Inicialmente batizado de Race and Chase, o jogo começou a ser desenvolvido em 1995, quase 20 anos atrás. O projeto já envolvia perseguições de carro, mas ainda sem o ambiente de mundo aberto. Com o tempo, o nome mudou e a ideia também.
Apenas um ano depois, já em 1996, Grand Theft Auto havia recebido um novo nome e sua proposta polêmica estava definida, ainda que não tenha sido lançado de imediato. Seus idealizadores, os irmãos Dan e Sam Houser, resolveram ter um tempo extra de “polimento”, para que o jogo fosse lançado de forma perfeita.
Há divergências sobre a data de lançamento do jogo. Enquanto a produtora Rockstar Games alega que ele chegou às prateleiras em outubro de 1997, os sites GameSpot e IGN datam o lançamento em fevereiro e março de 1998, respectivamente. De qualquer forma, o game já se tornou um grande clássico e merece nossa devida homenagem.
Até hoje essa tela aterroriza os fãs (Foto: Reprodução/GameSpot)GTA demorou para ser lançado, mas fez história no mundo dos games (Foto: Reprodução/GameSpot)
Inspirações mil
Até hoje GTA é alvo de inspiração para outros jogos. Recentemente, o game Retro City Rampage, lançado para PC e PS3, trouxeum  forte apelo e semelhança ao primeiro jogo da série da Rockstar – até mesmo no visual “das antigas” e na jogabilidade, com a câmera vista de cima.
Mesmo dentro da Rockstar, a série GTA continua servindo como parâmetro para gerar outros títulos. Além das óbvias sequências – GTA San Andeas, GTA 4, GTA 5 e por aí vai -, a saga deu origem a jogos diferentes, mas que seguem jogabilidade e conceito bem parecidos, como Red Dead Redemption e Bully.
Após inúmeras sequências, polêmicas e inovações, o primeiro GTA ainda é lembrado pela legião de fãs conquistada ao longo dos anos. O jogo merece ter sua importância reconhecida e seu lugar garantido entre os grandes clássicos dos games.

Comentários